Cursos

A Virtude de ser paciente

Reflexão do Psicólogo José Dequech Neto, profissional aqui da Archés:

 

A virtude de ser Paciente “A melhor maneira de derrotar o diabo é a paciência, pois ele não tem nenhuma.” Assim afirma C. G. Jung, pai da psicologia analítica.

Logo, a paciência firma-se como uma das maiores virtudes no trabalho psicológico com nossos demônios. O golfinho engalfinhado na âncora, a águia agrilhoada ao vagaroso sapo, o caranguejo de movimento sinistro agarrando a aérea borboleta, todas essas imagens evocam o mesmo princípio: “a sabedoria que diz que quando as coisas não são feitas nem prematuramente, nem tarde demais, nós as chamamos de maduras.” (Stanton Marlan). Buscamos essa virtude da seguinte maneira: uma mesma sala, um mesmo dia, um mesmo horário, muitas vezes um mesmo tema que se avista, visita e revisita. O paciente analisando com pressa para se resolver e com a lentidão que impõe suas maiores dificuldades, um analista paciencioso que acelera as coisas com sua perspicácia, ambos dispostos a rolar a mesma pedra quantas vezes for necessário para desenrolar seus aspectos mais petrificados.

 

Para conhecer melhor nossos profissionais conheça nosso site: http://www.arches.psc.br/profissionais.html

A Archés realiza atendimentos psicoterapêuticos e também é um espaço de realização de cursos e grupos de estudos.

A saudade é o que ficou do que nunca fomos

A saudade é o que ficou do que nunca fomos

Reflexão do Diogo Guimarães – Psicoterapeuta, profissional aqui da Archés:

“A saudade
é o que ficou
do que nunca fomos.”
(Mia Couto em Poemas Escolhidos)

O duro da vida é ter que escolher. Por mais que seja magnífico poder escolher, quando escolhemos, sentenciamos, algo não será vivido. Vida não vivida, tema de análise, não importa a idade. Nas encruzilhadas da vida, optamos, seguimos caminhos, alguns nos levam a onde queríamos, outros não, ai nos arrependemos, mas também quando acertamos pensamos “será que por ali seria melhor?”. Assim, quem sabe, me arrisco a dizer que nasce o sentimento que o poeta retrata, saudade do que não se foi, quem sabe do que poderia ter sido se as circunstâncias fossem outras, se soubéssemos de antemão coisas que só aprendemos exatamente por termos percorridos este caminho e não outro, por isso, sobre isso é melhor não se culpar. Em psicoterapia podemos dedicar um tempo neste sentimento, quem sabe este meio do caminho, quando estamos em dúvida se continuamos ou voltamos, ou trocamos de trilho, sirva para uma reavaliação do que fizemos até aqui, quem sabe sirva para reafirmar os motivos pelos quais estivemos por aqui. Infelizmente o processo histórico é irreversível, contudo os próximos passos ainda estão por vir.

Para conhecer melhor nossos profissionais conheça nosso site: http://www.arches.psc.br/profissionais.html

A Archés realiza atendimentos psicoterapêuticos e também é um espaço de realização de cursos e grupos de estudos.

Sonhos: Metáforas da Alma

INSCRIÇÃO: http://bit.ly/sonhosarches
 
Sonhos: Metáforas da Alma
 
Datas: 22/07 à 25/07 (4 aulas)
Horário: das 09:00 às 11:30
 
Nesse curso de férias, trataremos de possíveis formas de nos relacionarmos com os sonhos, pelas psicologias profundas. Seriam os sonhos imagens metafóricas produzidas pela psique, também chamada nesse contexto por alma.
 
Valor: R$400,00
 
Leia Mais

Patologizar

Reflexão do Psicólogo Kauê, profissional aqui da Archés:

 

“O estudo das vidas e o cuidado com a alma, significam, acima de tudo, um prolongado encontro com aquilo que está quebrado e dói – ou seja, com a psicopatologia.” (Hillman, 2010, p. 133)

Leia Mais

Seminário em Psicologia Complexa – Dr Jung: Estudo de Casos

Seminários em Psicologia Complexa
Dr. Jung: Uma Visão Histórica – Estudo de Casos Paradigmáticos

INSCRIÇÕES: http://bit.ly/archesarmando

Data: 06/07
Hora: das 9h às 12h

Com Armando de Oliveira (CRP 08/0084)

Dr. Jung é o sujeito clinico, terapeuta e ler/discutir seus casos paradigmáticos, seguindo uma perspectiva histórico/critica, não narrativa, possibilita certamente um aprofundamento e uma melhor/maior instrumentação da pratica clinica.

Leia Mais